Sacra (sagrado) + menta (memorare – recordar). Recordar do sagrado. Eles são sinais eficazes da presença de Deus em nosso meio. Sinais porque recordam, comunicam, exprimem, tornam presente uma realidade que poderia estar ausente, além de sinalizar a presença e a graça de Jesus.
Toda a comunidade pode celebrar os sacramentos por meio da chamada celebração litúrgica, esta é composta por sinais e símbolos que se referem à criação (água, luz, fogo), à vida humana (lavar, ungir, partir o pão) e à história da salvação (os ritos da Páscoa). Inseridos no mundo da fé e assumidos pela força do Espírito Santo, esses elementos cósmicos, esses ritos humanos, esses gestos memoriais de Deus se tornam portadores da ação salvadora e santificadora de Cristo.
Os sacramentos atingem cada um de seus membros de modo diferente, conforme sua participação efetiva, eles são sete,
7. Ordem: compreende três graus: o episcopado, o presbiterado e o diaconato. Confere a missão de animar o povo cristão a viver o Evangelho e a evangelizar o mundo, é também a continuidade da missão dada por Cristo aos apóstolos. Seu sinal é a imposição das mãos.